Sistema para Gestão de Projetos

O fluxo de caixa em projetos. Porque sua empresa precisa disso?

2 de julho de 2019 por Andre Traichel - Dicas de uso

Fluxo de caixa em projetos

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta importante para uma gestão financeira saudável. Uma empresa de projetos deve ter esse controle para poder ter uma previsão das despesas e das receitas de forma agrupada. Existem diversos modelos de fluxo de caixa que podem ser seguidos. O SEBRAE define assim essa ferramenta:

“Ele permite ao empresário lançar suas contas a pagar e seus direitos a receber, além de estimativas de receitas e despesas, apurando assim o saldo disponível ou mesmo indisponível, permitindo medidas antecipadas de gestão. É um poderoso instrumento gerencial na antecipação de problemas de liquidez e endividamento, sintomático de rentabilidade, lucratividade e eficácia empresarial. Quanto maior for a proximidade entre a projeção do fluxo de caixa e o efetivamente realizado, maior será o conhecimento do empresário sobre seu negócio.”

Então ter os registros corretos de valores a pagar são tão importantes quanto a receber. Ou seja: aluguel, folha de pagamento, impostos, despesas gerais e estruturais devem ter a mesma atenção que recebimentos de projetos, honorários de clientes e fee para o correto fluxo de caixa em projetos.

No Sole, as categorias são a chave!

No gestor de projetos Sole, o Fluxo de Caixa é baseado nas Categorias do financeiro. Ao criar uma conta vem apenas o básico, mas você pode criar a estrutura que for mais adequado ao seu processo. Abaixo temos um exemplo simples de estrutura:

Crédito
• Projeto
– estrutural
– interiores
• Honorário

Débito
• Despesas Gerais
• Estrutura
• Aluguel
• Folha de Pagto
– salário
– pró-labore
• Impostos

Com as categorias então cadastradas, cada lançamento deve estar devidamente categorizado. Uma vez feito, você pode clicar em FLUXO DE CAIXA, no menu de Relatórios Financeiros e então escolher o período. Além disso, pode ainda pedir uma coluna a mais com o somatório de atrasados, um recurso exclusivo do Sole.


Quer ver mais como o Sole, nosso gestor de projetos e tarefas pode ajudar? Crie sua conta e teste grátis por 10 dias!