Sistema para Gestão de Projetos

Arquitetura ou engenharia civil? O que cursar?

11 de setembro de 2019 por Andre Traichel - Dicas de uso

Arquitetura ou engenharia?

Esta é uma dúvida recorrente para aqueles que estão terminando o ensino médio. Se trigonometria, geometria, física e matemática era as matérias que mais você mais se destacava, certamente alguém lhe dizia “você devia fazer engenharia…”.

Se você além disso gosta de desenhar, os comentários certamente apontavam para outra área: “vai fazer arquitetura, você vai desenhar casas maravilhosas!”.

Com isto em mente, no momento de se inscrever no vestibular vem a dúvida: cursar arquitetura ou engenharia?

As diferenças.

Estas duas profissões, embora sejam semelhantes, possuem diferenças fundamentais no seu escopo. O arquiteto se preocupa com a parte criativa e “visual” além de mais humana; já o engenheiro civil é a figura ativa na construção da obra, mais para as ciências exatas.

Para explicar melhor as diferenças, recomendamos a leitura deste artigo, onde são mostrados os objetivos e distinções acadêmicas entre os dois cursos.

Claro, ambas as profissões trabalham com projetos. Seja gerenciando as tarefas e etapas de cada obra, quanto o desenho em si. Então além, das características inerentes de cada função, um conhecimento mínimo de gestão empresarial é necessário.

Por fim, uma recomendação sempre útil: faça um teste vocacional. Talvez a dúvida entre arquitetura ou engenharia se resolva não no curso em si, mas no que você deseja!


Conheça o Sole, nosso software de projetos. Crie sua conta e teste grátis por 10 dias!