Cada vez mais existem empresas adotando o modelo de home office – ou teletrabalho – com seus colaboradores.
Neste modelo, o trabalho é executado fora da empresa, normalmente dentro do horário normal ou através de metas a serem cumpridas. Mas para que este modelo tenha sucesso e não se torne um problema, separamos algumas dicas.
1) Separe um espaço e prepare-o.
Crie um ambiente em sua casa em que você tenha uma separação do que é ambiente familiar e o que é seu trabalho. Isto inclui a ergonomia do local e cuidados para que se possa fazer videoconferências sem expor nada pessoal.
2) Mantenha os horários de trabalho.
Embora esteja em casa, faça a mesma rotina que teria para sair. Ou seja, estabeleça um horário para o início e para o fim, respeite a hora do almoço, recomece na tarde e estabeleça – ou respeite – o final do expediente. Assim você não misturará o trabalho com a rotina da casa.
3) Mantenha contato com a equipe ou empresa.
Embora esteja sozinho fora da empresa, você ainda pode fazer parte de um equipe. Assim, mantenha contato, faça chamadas por vídeo ou participe de conversas online sempre que possível.
4) Utilize sistemas online para a gerenciar a produtividade e tarefas.
Nesta parte que entra o Sole. Um sistema de gestão que funciona pela internet, como nosso gestor de projetos e tarefas, pode ser acessado de qualquer lugar. Assim, se você quiser variar e ao invés de trabalhar em casa quiser ir a um Café, basta levar um notebook e conectar.
Estas são apenas algumas dicas. Procure saber mais para tirar o máximo de proveito do home office como, por exemplo, este artigo do SEBRAE. Você verá que pode ser mais difícil do que se imagina!